Orçamento Participativo das Escolas

O #OPESCOLAS TEM COMO PRINCIPAIS OBJETIVOS: Estimular a participação democrática dos estudantes, valorizando as suas opiniões e a sua capacidade argumentativa, de reflexão e de mobilização coletiva, assim como o conhecimento prático de alguns mecanismos básicos da vida democrática.
Combater o défice de confiança e o afastamento dos cidadãos, sobretudo os mais jovens, relativamente às instituições democráticas.
Reforçar a gestão democrática das escolas, estimulando a participação dos estudantes.

DÁR VOZ AOS ALUNOS
O OPE está de volta, pelo 7.º ano consecutivo! Os estudantes do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário vão poder decidir o que querem melhorar na sua escola. Para isso, precisam de ter uma ideia, reunir apoio e, claro, conseguir os votos dos colegas! Trata-se de um processo democrático que acontece em cada escola.
Nesta edição e na do próximo ano, os alunos devem apresentar propostas que relevem para a Inclusão e Bem-estar, com ações específicas que fomentem a inclusão de todos, mas sobretudo dos alunos mais vulneráveis e mais afetados pela pandemia, no âmbito da medida OPE Inclui, do Plano de Recuperação das Aprendizagens (“Plano 21|23 Escola+”). Os vencedores têm de ser conhecidos até ao final do mês de março e as propostas têm de estar executadas até ao final do ano de 2023.

CALENDARIZAÇÃO

  • 1. Desenvolvimento e apresentação das propostas: até 15 de março;
  • 2. Divulgação e debate das propostas: até 20 de março;
  • 3. Votação das propostas: 22 de março;
  • 4. Divulgação dos resultados: até 28 março;
  • 5. Planeamento da execução pela escola: até ao final de maio;
  • 6. Execução da medida: até ao final do respetivo ano Civil.

Orçamento Participativo das Escolas – Página oficial

Regulamento – OPEscolas