O Agrupamento também esteve presente. A iniciativa contou com a presença de mais de 1000 participantes (Diretores de escolas e Centros de Formação, docentes e técnicos envolvidos na Transição Digital na Educação e alunos). O objetivo foi fazer um balanço de três anos de Transição Digital, mas, também, perspetivar o desenvolvimento das competências digitais de alunos e de professores e as questões pedagógicas e organizacionais envolvidas.Durante este encontro, houve sessões plenárias e paralelas com a participação de oradores nacionais e internacionais de reconhecido mérito e uma mostra de projetos da DGE e atividades dos Clubes de Programação e Robótica.
Algumas das Sessões mais interessantes:
- Transformar os Espaços de Aprendizagem: 9 Passos em frente para os Líderes Escolares (Diana Bannister da Universidade de Wolverhampton) – Implementação das tecnologias e a transformação de espaços de aprendizagem em toda a Europa, explorando diferentes pedagogias, tecnologias e espaços.
- Modelos de transição para os ambientes educativos inovadores (Joaquim Trovão da DGE)
- Espaços de aprendizagem promotores do bem-estar digital (Sónia Seixas do Instituto Politécnico de Santarém)
- Transição Digital na Educação: espaços, tempos e fatores de sustentabilidade (João Filipe Matos da Universidade de Lisboa)
- Tecnologias Emergentes na Aprendizagem – Inteligência Artificial (Marco Neves do Agrupamento de Escolas da Batalha)
- Tecnologia Para Uma Melhor Pedagogia (Pedro Santa Clara – Diretor da 42 Lisboa)