Clube de Robótica

Professor Coordenador: Paulo Santos

Clube de Programação e Robótica AEPAC

A robótica e os vários tipos de linguagem de programação estão a ganhar uma importância crescente no mundo atual, sendo fundamentais, não só na área das CTEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática), mas também noutras áreas, por ajudarem no desenvolvimento de capacidades transversais, tais como o pensamento critico, a resolução de problemas, o trabalho colaborativo e a criatividade.

Desde 2016/2017 o Agrupamento sempre manteve este clube na lista dos “Clubes de Programação e Robótica da Direção-Geral da Educação (DGE/ERTE) e conseguiu sempre apoios monetários atribuídos pela DGE/ERTE. Com estes apoios e outros conseguidos através da participação noutros projetos, foi adquirido vários kits de robôs e drones para uso em ambiente de sala de aula, nomeadamente com o 1º ciclo e curso profissional.

Assim, propomos para este ano letivo e mediante alguns condicionalismos a continuidade deste clube com grande pertinência nas suas várias vertentes.

Como objetivos principais: 

  • Incentivar o interesse e o gosto pela ciência, tecnologia, robótica e programação, desenvolvendo projetos com robôs, aprender linguagens de programação e estimular a capacidade de iniciativa, o pensamento crítico, a criatividade, a capacidade de resolução de problemas, o trabalho colaborativo e a autonomia.
  • Proceder à montagem, programação e utilização dos vários kits do clube de forma integrada na disciplina de programação e robótica (1º ciclo), e várias disciplinas do curso profissional de Técnico de Informática-Sistemas e Curso CEF Operador de Informática.
Galeria de Fotos

Programação e Robótica – Demonstração final de ano – Google Fotos