Plano E@D 2020/21- Ensino à distância

Em atualização permanente

Ano letivo 2020/2021

Dado que todos os professores e alunos do agrupamento têm já uma conta de email institucional (….@aepac.pt), neste ano letivo toda a atividade no âmbito da implementação do ensino misto ou à distância será realizado através da plataforma TEAMS / Office 365.
Assim, todos os professores devem criar as suas EQUIPAS/disciplina nesta plataforma e associar os respetivos alunos.
Aos alunos basta entrarem com a sua conta institucional na plataforma TEAMS (email e palavra passe) e têm acesso às várias disciplinas em que estão inscritos e respetivas atividades.

O contacto com os alunos deve realizado através da plataforma TEAMS ou o seu email institucional (www.office.com).
Se existir algum problema com os acesso às contas institucionais, devem contactar através do email: contas@aepac.pt

PLATAFORMAS DE TRABALHO COLABORATIVO

Informação sobre gestão do tempo no E@D

A Resolução do Conselho de Ministros 53-D/2020, de 20 de julho de 2020, estabelece que, na preparação do regime não presencial, as escolas preparam os seus planos de E@D, devendo ser tidos em conta os equilíbrios necessários entre diferentes metodologias e diferentes momentos de trabalho. A gestão de tempos e metodologias, trabalhada na formação, conduzida, entretanto, pelo Ministério da Educação e a Universidade Aberta, incidiu sobre a reflexão e aprofundamento dos momentos formativos sobre o roteiro 8 Princípios Orientadores para a Implementação do Ensino à Distância (E@D) nas Escolas, tendo sido acautelada nos Planos de E@D construídos por cada escola, em função dessa formação e da experiência na escola. Importa relembrar alguns aspetos essenciais a ter em conta. A gestão, incluindo a distribuição dos momentos síncronos e assíncronos, deve acautelar: 
a) O tempo de atenção dos alunos e a fadiga de ecrã, variável em função das idades, estilos de aprendizagem e ritmos de diferentes turmas. 
b) A diversificação de metodologias ao longo de cada aula, estimulando-se a atenção, o trabalho individual e em pares e acautelando-se a o excessivo recurso a métodos unidirecionais, seguindo-se as sugestões da UNESCO sobre a duração das unidades com base na capacidade dos alunos. 
c) O acompanhamento efetivo dos alunos nas aprendizagens desenvolvidas ao longo de cada semana. 
d) Uma constante monitorização pelas estruturas das escolas da eficácia das opções tomadas para a maximização das aprendizagens dos alunos.
O documento de apoio “Contributos para a Implementação do E@D nas Escolas”, que foi construído como recurso para o apoio às escolas na elaboração dos seus planos, contém um conjunto de sugestões e de exemplos de atividades referente a metodologias e formas de distribuição do tempo de aula entre atividades síncronas e assíncronas. Este documento estará em constante atualização.

Página de apoio ao ensino à distância da DGE

INÍCIO | ATIVIDADES | RECURSOS | FERRAMENTAS | VÍDEOS | METODOLOGIAS E@D | APOIOS | FAQ | COMUNICADOS | CONTACTOS

Tutoriais plataforma TEAMS de ajuda:

Tutoriais Office365

Vídeos interessantes:

Testes no moodle

Ferramenta para gravar aulas em diferido (vídeo)

(Ferramenta que permite a criação de vídeos a partir da gravação do que está na tela do computador e adicionar narração/explicação)

Ferramenta muito interessante para 1º e 2º ciclo

Ferramenta muito interessante para línguas e português

  • VOKI (aplicação que permite criar um avatar para transmitir mensagens áudio, que podem ser gravadas no próprio programa)

Com a suspensão das atividades letivas presenciais pode ser necessário encontrar formas de trabalho digital e à distância que possam ajudar a minorar os efeitos desta crise.
Cada docente pode usar o que se sentir mais à vontade, várias ferramentas estão ao nosso dispor.
Na escola existe a plataforma Moodle, onde se pode criar uma disciplina e disponibilizar os conteúdos, ainda para disponibilizar conteúdos podemos usar o email ou o Google drive, entre outras plataformas.
Para fazer pequenos questionários: Google drive (formulários) o Socrative ou o Moodle.
As operadoras estão a contribuir com dados móveis “Meo, NOS e Vodafone dão 10G de dados e canais de desporto” basta aderir.

Escola Virtual e LeYa (aula digital) – medida excecional vigorará durante as próximas semanas e permitirá o acesso aos conteúdos educativos digitais do Pré-escolar ao 12.º ano de escolaridade.

Plataformas de trabalho a distância

Graças a este serviço de colaboração Web, é possível encontrar um ambiente propício para a realização de aulas e reuniões a distância. O Colibri permite realizar sessões de videoconferência com capacidade para muitos participantes por sessão.

É possível a partilha de áudio, vídeo, texto, imagens e ecrã. As sessões podem ainda ser gravadas, para registo e disponibilização posterior.

Exemplos de Plataformas de comunicação online: Teams (Microsoft 365), Meet (Google), ZOOM e Webex

Plataformas de gestão de conteúdos: Moodle, Teams, Classroom, edmodo.

Artigo sobre:

Sugestões pragmáticas para passagem de contingência do ensino presencial para online

Aqui ficam os princípios que no artigo e não entrem em exageros e histeria. Planifiquem com calma e depois apliquem com conta, peso e medida. Isso é muito importante.
1.ª – Não transmitam as aulas teóricas em vídeo
2.ª – Usem uma plataforma online para organizar o estudo e a interação dos alunos (Moodle por exemplo)
    2.A – Identifiquem para cada semana quais os materiais que os alunos têm de estudar
    2.B – Indiquem qual é o objetivo de estudo em cada material – objetivamente     
    2.C – Definam atividades de debate e reflexão sobre a matéria entre toda a turma – não apenas “Espaços de dúvidas” (por exemplo fazer um fórum de discussão).     
    2.D – Se usarem algum vídeo vosso, que seja curto e enquadrador/motivador, não expositivo
3.ª – Estejam presentes na vossa disciplina online    
    3.A – Semeiem para colherem    
    3.B – Intervenham regularmente     
    3.C – Falem com os alunos, não para os alunos
4.ª – Usem os momentos síncronos para encorajamento e apoio humano: não para matéria     
    4.A – Usem um espaço comunitário para evitar sentimentos de isolamento     
    4.B – Tirem dúvidas ao vivo só para aspetos pessoais ou urgentes, não como atalho
5.ª – Informem-se mais e mais sobre o ensino online e inovem
6.ª – Sejam académicos também ao refletir sobre e-learning, usem o sentido crítico, não caiam no achismo”

Links interessantes:

Estar em isolamento não é estar de férias. Não é ir à praia, não é passear no café, não é ir ao centro comercial, não é entrar em contacto com pessoas. Estar em isolamento ou evitar o contacto é estar em casa, é manter a distância social, é ter cuidados de higiene redobrados, é cuidar de si…e com isso, cuidar de nós!

Bento Rodrigues – SIC