Participação no Estudo PISA 2025

Portugal vai participar no estudo PISA 2025 (Programme for International Student Assessment), que decorre em cerca de 90 países em todo o mundo, e que procura avaliar a capacidade dos jovens de 15/16 anos de idade para aplicar e relacionar conhecimentos e competências em tarefas do dia a dia.

Este ano, a nossa Escola aceitou o convite para participar neste estudo. Neste sentido, foram selecionados os alunos nascidos em 2009 para o estudo que decorrerá a 13 de março.

O Estudo PISA 2025 vai ter alguns alunos a responder ao «Teste PISA»e outros alunos a responder ao «Teste FLA – Avaliação de Língua Estrangeira – Inglês». O «Teste PISA» inclui a avaliação das literacias de leitura, de matemática e científica e, como novidade deste ciclo 2025, vai avaliar ainda a Aprendizagem no Mundo Digital. O «Teste FLA Avaliação de Língua Estrangeira – Inglês» avalia, principalmente, as competências dos alunos em inglês, centrando-se na leitura, compreensão e produção oral.

O Estudo PISA 2025 inclui um teste e um questionário ao aluno em ambiente digital (computador).

Aos Encarregados de Educação será entregue um questionário em papel, para recolher alguns aspetos do contexto familiar do aluno. É fundamental a resposta ao «Questionário aos Pais» para que, em conjunto com os resultados dos testes, o Estudo PISA possa tirar conclusões que, nacional e internacionalmente, ajudem os governos a tomar decisões informadas sobre o sistema educativo.

Toda a informação recolhida, através dos testes e dos questionários, é confidencial e será tratada de forma anónima.

Para mais informação sobre o Estudo PISA, pode ser consultado o sítio da OCDE, em https://www.oecd.org/pisa/ ou o sítio do Centro Nacional, em https://iave.pt/estudo-internacional/pisa/ . Pode visualizar e experimentar responder a algumas das questões que fizeram parte do teste PISA em ciclos anteriores do estudo e que atualmente estão disponíveis como exemplo em https://www.oecd.org/pisa/test/ ou em https://iave.pt/estudo-internacional/pisa/ .