🎀 Outubro foi um mês repleto de solidariedade, partilha e empatia. 🎀
No AEPAC, vivemos intensamente o Outubro Rosa, um tempo de reflexão, união e esperança, onde toda a comunidade educativa se envolveu numa onda de sensibilização para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do cancro da mama.
Foram dias marcados por gestos simples, mas cheios de significado, que deram origem a diversas atividades e iniciativas ao longo do mês.
Destacou-se o Dia da Peça ou Acessório Rosa, em que o Agrupamento se encheu de cor, alegria e consciência. Vestiu-se o rosa — símbolo de esperança — que representou o compromisso coletivo com esta causa. Entre sorrisos, partilhas e palavras de incentivo, a mensagem espalhou-se de coração em coração.
Os alunos, com a sua criatividade e entusiasmo, criaram os crachás do “Peddy Paper”, dando vida a um dos momentos mais marcantes do nosso Outubro Rosa — um Peddy Paper cheio de energia, desafios e união, onde as equipas de alunos demonstraram resiliência, cooperação e espírito de camaradagem, reforçando o verdadeiro sentido da palavra comunidade.
Nesta atividade, aliou-se a importância do exercício físico ao conhecimento de questões essenciais sobre a prevenção do cancro da mama.
Com a entrega dos crachás aos participantes do Peddy Paper, foram também distribuídas fitas/pulseiras cor-de-rosa à comunidade escolar, como símbolo de sensibilização e união em torno desta causa.
Encerrámos o mês com o nosso Lanchinho Rosa, um momento doce de partilha, união e esperança.
Outubro foi intenso, vivido com o coração. Mas a luta e a mensagem que ele nos deixa não se esgotam neste mês. Todos os dias, há mulheres e homens que enfrentam esta doença com coragem, e há quem os apoie, quem lute ao seu lado e quem acredite que o amor e a solidariedade curam tanto quanto a medicina.
Quando uma comunidade educativa se une em torno de um mesmo propósito, o resultado é inspirador: fortalecem-se as aprendizagens sociais, emocionais, informativas e esclarecedoras dos alunos, promovendo uma escola mais humana, consciente e solidária.
🙏 Um enorme obrigado a todos os que participaram, colaboraram, sugeriram, criaram e acreditaram.
A todos os que vestiram o rosa, ofereceram um sorriso ou simplesmente estiveram presentes — obrigado por fazerem parte desta causa.
Porque esta é, acima de tudo, a causa do amor ao outro, da vida e da esperança.
#OutubroRosa #AEPAC #Solidariedade #Consciencialização #Prevenção #Esperança #AmorAoOutro #AprendizagensComSentido #JuntosSomosMaisFortes #escolaviva
Numa demonstração de solidariedade e consciência social, os alunos do 1.° ciclo do Centro Educativo de Belmonte e da Escola de São Marcos de Caria vestiram-se de rosa, para assinalar o Dia Rosa, uma iniciativa que visa sensibilizar para a luta contra o cancro.
Peddy Paper

































