No dia 20 de maio celebrou-se o Dia Mundial da Abelha.

As abelhas e outros insetos polinizadores são fundamentais para o normal funcionamento de diversas culturas agrícolas, plantas silvestres e ecossistemas.

Albert Einstein, famoso físico alemão, disse “se as abelhas desaparecerem da face da terra, a humanidade terá apenas mais quatro anos de existência. Sem abelhas não há polinização, não há reprodução da flora, sem flora não há animais, sem animais não haverá raça humana”.

A extinção das abelhas, que ajudam diversas plantas a reproduzir-se, levaria ao fim de vários alimentos e afetaria os animais que dependem de vegetais para a sua alimentação, prejudicando toda a cadeia alimentar.

Conscientes da importância destes insetos e da necessidade de os proteger, os estabelecimentos de ensino pré-escolar e do primeiro ciclo e o CAA do Agrupamento de Escolas Pedro Álvares Cabral levaram a cabo uma atividade denominada “O Mundo das Abelhas”, durante a semana de 15 a 19 de maio.

Contaram com a experiência do professor Leonel Reis como apicultor que explicou aos alunos algumas curiosidades sobre o espectacular mundo das abelhas, mostrou alguns produtos da colmeia e alertou para a necessidade de preservar este inseto tão importante para a polinização das flores. As crianças demonstraram muito interesse e motivação e aprenderam muito sobre as abelhas e a sua importância. Foram também responsáveis por transmitir as preocupações à volta deste pequeno inseto aos seus familiares, amigos, vizinhos… e cumpriram bem essa missão.

A atividade foi transversal a várias disciplinas como Inglês, Música, Expressão Plástica, Estudo do Meio, Português… uma vez que os professores e educadoras foram desenvolvendo as suas atividades pedagógicas com base neste tema, proporcionando ainda mais conhecimento aos nossos pequenos curiosos. Realizaram-se muitos trabalhos de Expressão Plástica sobre as abelhas que estão expostos nas duas escolas.

As abelhas são nossas amigas!!