O Clube de Ciência Viva do AEPAC participou no ENCONTRO NACIONAL DE CLUBES DE CIENCIA VIVA NA ESCOLA 2023, que decorreu hoje (13 de outubro), no Pavilhão do Conhecimento – Centro de Ciência Viva, em Lisboa.
A sessão de abertura contou com as intervenções de Rosalia Vargas, Presidente da Ciência Viva, Pedro Cunha, Diretor-Geral da Educação, Conceição Carvalho, Coordenadora do Domínio Estruturante Resiliência, Estrutura de Missão Recuperar Portugal (PRR), e Pedro Nuno Teixeira, Secretário de Estado do Ensino Superior.
Ao longo do dia decorreu uma Mostra de Ciência e Tecnologia, com a presença dos Centros Ciência Viva, autarquias, empresas, museus e instituições científicas. Na área expositiva, os Clubes apresentaram-se sob a forma de posters digitais.
No período da manhã tiveram lugar debates assentes em temáticas como a emergência climática, a inteligência artificial ou a alimentação.
À tarde, a excelente comunicação do biólogo Nuno Ferrand, Diretor do CIBIO – Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos e do Laboratório Associado InBIO – Rede de Investigação em Biodiversidade e Biologia Evolutiva, Professor Catedrático no Departamento de Biologia da Faculdade de Ciências, da Universidade do Porto, coordenador do centro europeu BIOPOLIS e Fundador do novo Museu de Ciência e História Natural da Universidade do Porto e da Galeria de Biodiversidade, que falou sobre “Ciência, Educação, Museus e o Mundo”.
Antes do encerramento, ainda houve um momento para “Uma Reflexão em Torno do Trabalho Colaborativo em Rede” moderado por Rosalia Vargas · Presidente da Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica e os seguintes oradores: Isabel Flores – Diretora Executiva do Instituto de Políticas Públicas e Sociais do Instituto Universitário de Lisboa, João Vieira – Diretor do Centro Ciência Viva de Braga, José Matos -Responsável pelo Laboratório de Biologia Molecular do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, João Lobo – Presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova e Diogo Sousa – Diretor Executivo da Fundação Galp.
Mais informação em: Encontro Nacional de Clubes Ciência Viva na Escola 2023 (cienciaviva.pt)