A nossa escola está a concorrer hoje, em Águeda, com dois projetos de PAP’s de 3 alunos do Curso Profissional de Informática.
O projeto “seguidor solar” consiste na criação de um suporte para o painel solar que segue o movimento do sol ao longo do dia e procura manter o plano do painel perpendicular aos raios do sol, aumentando assim o desempenho do painel solar.
O projeto “casa inteligente” consiste na construção de uma maquete de uma pequena casa feita em madeira, equipada com um sistema de domótica controlada por um Arduíno (Esp8266)2. O principal objetivo do projeto é demonstrar como a tecnologia de automação residencial pode ser implementada e controlada de maneira acessível e eficiente através de uma aplicação móvel (APP).
O Concurso PAPTICe é uma iniciativa promovida pela Associação Nacional de Professores de Informática (ANPRI), com apoio de vários parceiros, que tem por objetivo reconhecer o trabalho desenvolvido no ensino profissional, valorizando a excelência, inovação, criatividade e empreendedorismo, evidenciados pelos/as alunos/as, nos seus projetos das Prova de Aptidão Profissional (PAP), nas áreas de Informática, Multimédia e Robótica. Os projetos podem concorrer nas categorias: Categoria A: Software (Sistemas de Informação, entre outros); Categoria B: Artefactos (Hardware, Redes, Robótica, Eletrónica e outros artefactos); Categoria C 1: Multimédia (Vídeos, Websites sem bases de dados, Design Gráfico) e Categoria C 2: Videojogos.