Em atualização permanente
Ano letivo 2020/2021
Dado que todos os professores e alunos do agrupamento têm já uma conta de email institucional (….@aepac.pt), neste ano letivo toda a atividade no âmbito da implementação do ensino misto ou à distância será realizado através da plataforma TEAMS / Office 365.
Assim, todos os professores devem criar as suas EQUIPAS/disciplina nesta plataforma e associar os respetivos alunos.
Aos alunos basta entrarem com a sua conta institucional na plataforma TEAMS (email e palavra passe) e têm acesso às várias disciplinas em que estão inscritos e respetivas atividades.
O contacto com os alunos deve realizado através da plataforma TEAMS ou o seu email institucional (www.office.com).
Se existir algum problema com os acesso às contas institucionais, devem contactar através do email: contas@aepac.pt
PLATAFORMAS DE TRABALHO COLABORATIVO
- SeguraNet – Cartaz “Pistas Essenciais para Alunos no E@D”
- SeguraNet – Cartaz de sensibilização ” Formas de Ser Gentil Online“
- SeguraNet – Cartaz de sensibilização “Pistas Essenciais para Professores no E@D”
- SeguraNet – Cartaz Pistas Essenciais para Pais e Encarregados de Educação no E@D”
Informação sobre gestão do tempo no E@D
A Resolução do Conselho de Ministros 53-D/2020, de 20 de julho de 2020, estabelece que, na preparação do regime não presencial, as escolas preparam os seus planos de E@D, devendo ser tidos em conta os equilíbrios necessários entre diferentes metodologias e diferentes momentos de trabalho. A gestão de tempos e metodologias, trabalhada na formação, conduzida, entretanto, pelo Ministério da Educação e a Universidade Aberta, incidiu sobre a reflexão e aprofundamento dos momentos formativos sobre o roteiro 8 Princípios Orientadores para a Implementação do Ensino à Distância (E@D) nas Escolas, tendo sido acautelada nos Planos de E@D construídos por cada escola, em função dessa formação e da experiência na escola. Importa relembrar alguns aspetos essenciais a ter em conta. A gestão, incluindo a distribuição dos momentos síncronos e assíncronos, deve acautelar:
a) O tempo de atenção dos alunos e a fadiga de ecrã, variável em função das idades, estilos de aprendizagem e ritmos de diferentes turmas.
b) A diversificação de metodologias ao longo de cada aula, estimulando-se a atenção, o trabalho individual e em pares e acautelando-se a o excessivo recurso a métodos unidirecionais, seguindo-se as sugestões da UNESCO sobre a duração das unidades com base na capacidade dos alunos.
c) O acompanhamento efetivo dos alunos nas aprendizagens desenvolvidas ao longo de cada semana.
d) Uma constante monitorização pelas estruturas das escolas da eficácia das opções tomadas para a maximização das aprendizagens dos alunos.
O documento de apoio “Contributos para a Implementação do E@D nas Escolas”, que foi construído como recurso para o apoio às escolas na elaboração dos seus planos, contém um conjunto de sugestões e de exemplos de atividades referente a metodologias e formas de distribuição do tempo de aula entre atividades síncronas e assíncronas. Este documento estará em constante atualização.
Página de apoio ao ensino à distância da DGE
INÍCIO | ATIVIDADES | RECURSOS | FERRAMENTAS | VÍDEOS | METODOLOGIAS E@D | APOIOS | FAQ | COMUNICADOS | CONTACTOS
Tutoriais plataforma TEAMS de ajuda:
- Como criar e gerir uma equipa
- Como Enviar trabalhos para o Teams (Guia para pais e alunos)
- Como Utilizar o Microsoft Teams no smartphone (para alunos)
- Como criar e gerir uma videoconferência no Teams
- Vários tutoriais sobre tarefas no teams (Ana Loureiro)
- Vários tutorias sobre tarefas no teams (Carlos Nunes)
- Utilização do Flipgrid (vídeos curtos)
- Aprender a usar o Flipgrid
- Utilização do Padlet
Tutoriais Office365
Vídeos interessantes:
- Tutorial Microsoft Teams (Ep 8 – Tarefas no Bloco de Notas Escolar
- Tutorial Microsoft Teams (Ep 9 – Fórmulas matemáticas no Bloco de Notas Escolar)
- Microsoft Teams Forms como ocultar resultados nos questionários
- Truques MicrosoftTeams Forms (copiar questões do word)
- Definições Microsoft Forms
- Office 365 Sway com Microsoft Word (documentos Word transformados em páginas bastante interessantes)
- Microsoft Forms do Office 365
- Como criar e utilizar o Socrative
- Criar atividades interativas com o Kahoot
- PADLET (Mural interativo) * Vídeo Tutorial
Testes no moodle
- Curso Moodle Passo a Passo (Ep 23.1 – A Atividade Teste)
- Curso Moodle Passo a Passo (Ep 23.2 – Gerir Perguntas da Atividade Teste)
- Curso Moodle Passo a Passo (Ep 23.3 – Criar e Configurar a Atividade Teste)
Ferramenta para gravar aulas em diferido (vídeo)
(Ferramenta que permite a criação de vídeos a partir da gravação do que está na tela do computador e adicionar narração/explicação)
Ferramenta muito interessante para 1º e 2º ciclo
- PADLET (Mural interativo) * Vídeo Tutorial
- Wakelet – Criar mural digital * Vídeo Tutorial
Ferramenta muito interessante para línguas e português
- VOKI (aplicação que permite criar um avatar para transmitir mensagens áudio, que podem ser gravadas no próprio programa)
Com a suspensão das atividades letivas presenciais pode ser necessário encontrar formas de trabalho digital e à distância que possam ajudar a minorar os efeitos desta crise.
Cada docente pode usar o que se sentir mais à vontade, várias ferramentas estão ao nosso dispor.
Na escola existe a plataforma Moodle, onde se pode criar uma disciplina e disponibilizar os conteúdos, ainda para disponibilizar conteúdos podemos usar o email ou o Google drive, entre outras plataformas.
Para fazer pequenos questionários: Google drive (formulários) o Socrative ou o Moodle.
As operadoras estão a contribuir com dados móveis “Meo, NOS e Vodafone dão 10G de dados e canais de desporto” basta aderir.
Escola Virtual e LeYa (aula digital) – medida excecional vigorará durante as próximas semanas e permitirá o acesso aos conteúdos educativos digitais do Pré-escolar ao 12.º ano de escolaridade.
- Escola Virtual | Acesso Gratuito temporário – Como criar perfil
- LeYa | Tutorial Ativacao Licenca Aula Digital Oferta
Plataformas de trabalho a distância
Graças a este serviço de colaboração Web, é possível encontrar um ambiente propício para a realização de aulas e reuniões a distância. O Colibri permite realizar sessões de videoconferência com capacidade para muitos participantes por sessão.
É possível a partilha de áudio, vídeo, texto, imagens e ecrã. As sessões podem ainda ser gravadas, para registo e disponibilização posterior.
Exemplos de Plataformas de comunicação online: Teams (Microsoft 365), Meet (Google), ZOOM e Webex
Plataformas de gestão de conteúdos: Moodle, Teams, Classroom, edmodo.
Artigo sobre:
Sugestões pragmáticas para passagem de contingência do ensino presencial para online
Aqui ficam os princípios que no artigo e não entrem em exageros e histeria. Planifiquem com calma e depois apliquem com conta, peso e medida. Isso é muito importante.
1.ª – Não transmitam as aulas teóricas em vídeo
2.ª – Usem uma plataforma online para organizar o estudo e a interação dos alunos (Moodle por exemplo)
2.A – Identifiquem para cada semana quais os materiais que os alunos têm de estudar
2.B – Indiquem qual é o objetivo de estudo em cada material – objetivamente
2.C – Definam atividades de debate e reflexão sobre a matéria entre toda a turma – não apenas “Espaços de dúvidas” (por exemplo fazer um fórum de discussão).
2.D – Se usarem algum vídeo vosso, que seja curto e enquadrador/motivador, não expositivo
3.ª – Estejam presentes na vossa disciplina online
3.A – Semeiem para colherem
3.B – Intervenham regularmente
3.C – Falem com os alunos, não para os alunos
4.ª – Usem os momentos síncronos para encorajamento e apoio humano: não para matéria
4.A – Usem um espaço comunitário para evitar sentimentos de isolamento
4.B – Tirem dúvidas ao vivo só para aspetos pessoais ou urgentes, não como atalho
5.ª – Informem-se mais e mais sobre o ensino online e inovem
6.ª – Sejam académicos também ao refletir sobre e-learning, usem o sentido crítico, não caiam no achismo”