Teve lugar no dia 3 de junho de 2021, na Biblioteca do Agrupamento Pedro Álvares Cabral, a Cerimónia de Oficialização da Assinatura do Compromisso Verde da Juventude, que não é mais do que um conjunto de medidas propostas pelos jovens alunos, cidadãos do mundo, e que de algum modo mostram a nossa crescente preocupação com o planeta em que vivemos.
Como surgiu o Compromisso Verde da Juventude?
O Ministério da Educação desafiou o Conselho Nacional de Juventude (CNJ) e a Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ) para a construção de um compromisso centrado nos temas da sustentabilidade ambiental e da ação climática.
O repto foi aceite e o Compromisso Verde da Juventude já chegou a todos os estabelecimentos com ensino secundário.
O nosso planeta precisa de todas e de todos nós, e o Agrupamento de Escolas Pedro Álvares Cabral disse “Presente!” ao Compromisso Verde da Juventude.
Para o devido efeito estiveram presentes os delegados e subdelegados das turmas envolvidas (8º A, 9º A, 10º A, 11º A e 12º A) e respetivos professores, assim como a Representante de Pais e Representante do Serviço Municipal da Câmara de Belmonte.
Para assinalar a cerimónia de oficialização, a turma do 8º Ano da Turma A, brindou-nos a todos com um momento musical e leitura de poemas ensaiados pela Professora de Português.
O evento foi realizado respeitando todos os trâmites legislados para a prevenção da Covid-19