Centro Educativo de Belmonte celebra o Dia de Aulas ao Ar Livre com Atividades de Exploração na Natureza

As turmas do 1ºCiclo do Centro Educativo de Belmonte assinalaram, no dia 8 de maio, o Dia de Aulas ao Ar Livre com uma iniciativa que levou as crianças, professores e auxiliares ao Parque do Machorro, numa atividade inspirada pelo Movimento Bloom. Com o objetivo de promover o contacto direto com a natureza e estimular a curiosidade e o espírito explorador dos alunos, foram realizadas diversas atividades ao longo do dia, algumas orientadas por um guião intitulado “Pequenos Exploradores”.

Durante esta jornada ao ar livre, os alunos foram desafiados a realizar um conjunto de atividades práticas e lúdicas. Entre elas, destacam-se a construção de um memorial com pedrinhas, a abertura de pequenos buracos no solo para observação direta e o registo dos elementos encontrados. Além disso, foram incentivados a ouvir e sentir a natureza de olhos fechados, registando posteriormente os sons e sensações experienciados.

Existiu também um momento de música e dança orientado pelo professor António Almeida. Outra das atividades envolveu a criação de paisagens naturais, que os alunos reproduziram em papel, bem como a observação e registo de diferentes espécies de plantas e animais encontrados ao longo do percurso. A recolha de elementos naturais, como flores, folhas, pauzinhos, raízes e pedrinhas, serviu ainda para a criação de quadros artísticos, onde a criatividade foi o principal ingrediente.

As crianças do Pré-escolar participaram em diversas atividades no pátio exterior do Centro Educativo. Durante a exploração do espaço, recolheram elementos da natureza que serviram de base para realizar contagens progressivas e regressivas, pequenas somas e subtrações, bem como a formação de conjuntos.

Esta experiência ao ar livre foi muito rica do ponto de vista pedagógico, proporcionando momentos de aprendizagem significativos e, ao mesmo tempo, muito divertidos. Estimulando não apenas o conhecimento científico e artístico, mas também o respeito e a consciência ambiental das crianças. A adesão de todas as turmas do Centro Educativo de Belmonte ao Movimento Bloom reforça o compromisso da nossa escola com uma educação inovadora e em sintonia com o meio ambiente.